segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Entendimento de Portfólio

Postado no fórum

As reflexões realizadas neste fórum trazem tanta riqueza de abordagem que fica praticamente impossível escrever algo que já não tenha sido dito. Portanto, vou comentar três aspectos que me chamaram a atenção nas postagens. A primeira foi o caráter “público” do portfólio, o que o faz algo diferente de um diário, um arquivo ou meramente uma pasta para guardar registros, pois, imagino, o portfólio tem sua utilidade enquanto não está guardado. No caso de um publicitário, exemplo utilizado várias vezes aqui no fórum, seu portfólio assume a função de registro de trajetória profissional, organizado em forma curricular. Isso é totalmente diferente de uma mera pasta de registros guardada no fundo do armário.
Esta idéia aplicada à educação evidencia as aprendizagens ocorridas enquanto processo, uma alternativa aos instrumentos de avaliação que buscam em um único momento mensurar todas aprendizagens de um período. Em termos comparativos, à maneira Lula, o portfólio está para um rio assim como uma prova para uma pororoca. Ainda em termos avaliativos, o portfólio evidencia que o conhecimento não se desenvolve de maneira linear, proporcionando um verdadeiro diálogo consigo ao longo do tempo. Uma resenha feita há um ano pode trazer outro tipo de interpretação em relação a um texto, o que não significa, necessariamente, que a mais recente seja a melhor, pois cada trabalho refletirá seu momento de produção e as relevâncias dadas pelo sujeito em cada tempo. Em suma, o que o portfólio educacional evidencia é a mudança do sujeito do conhecimento e, possivelmente, o rumo dessas mudanças.

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